Cabo Frio

Cabo Frio – RJ

Cabo Frio fica na Região dos Lagos a 25 km de distância de Búzios e a 170 Km do Rio de Janeiro. Considerada a sétima cidade mais antiga do Brasil, a cidade mistura construções centenárias e modernas e é simplesmente linda. Seu mar cristalino e suas dunas de areia branca são chamarizes para turistas de todas as partes do país e do mundo.

Conheça alguns pontos de mergulho de Cabo Frio.

Ilha Comprida

A Ilha tem uma área de aproximadamente 40 metros quadrados e á a mais visitada da região oferecendo excelentes abrigos para os ventos de todos os quadrantes predominantes da localidade, possui profundidade de 4 a 6 metros. As tartarugas e arraias prego são bastante comuns, principalmente nos mergulhos noturnos.

Ilha dos Papagaios

Uma Ilha mais próxima de Cabo Frio, com ótimas opções de mergulho, com destaque para as três enseadas na face oeste, que propiciam operações com excelente abrigo aos ventos predominantes da região. Por todos esses motivos é o ponto mais visitado da região, apresentando uma fauna variada e rica. O largo tem profundidade que varia entre 18 e 40 metros.

Canal do Papagaio – Lado de Dentro

O canal possui uma extensa faixa de areia fina em todo o lado de dentro com profundidade de 10 metros na divisão entre a areia e as pedras onde encontra-se pequenas tocas e corais. É possível observar no local pequenos tubarões-lixa e grandes arraias. Próximo à ponta sul existe uma grande formação rochosa onde se encontram muitas moréias.

Primeira segunda e terceira enseadas

Estes três pontos foram agrupados devido à sua proximidade e características bastante parecidas. Ideal para mergulhadores iniciantes e aulas de mar, pois oferece sempre mar calmo e poucas profundidades.

A divisão entre a segunda e terceira enseada possui uma formação rochosa que vai até 21 metros de profundidade. Já na terceira enseada foram colocadas algumas foi criado um recife artificial com a ajuda de manilhas onde é possível encontrar mangangás e badejos em seu interior e a profundidade varia dos 12 aos 21 metros.

Ponta oeste / Terceira enseada

A ponta e é considerada um dos melhores locais de mergulho. É necessário atenção para as reentrâncias na parede, pois normalmente formam um refluxo que geram dificuldade.  Iniciando por esta face da ilha, pode-se alcançar até os 21m e nadar em direção a terceira enseada, onde encontramos profundidades entre 3 e 6m. Normalmente são vistos peixes de médio porte e tartarugas, além de badejos e frades.

Saco Sul

Com 18 metros de profundidade em sua parte mais funda, e 3 aos 8 metros de profundidade na sua parte mais rasa, a enseada tem grande variedade de vida marinha. É possível ver arraias, tartarugas, lagostas, nudibrânquios e peixes de toca. São feitos muitos mergulhos noturnos no local.

Ilha do Breu

É a ilha mais distante, com 12 a 24 metros de profundidade oferece uma boa média de visibilidade possibilitando uma ótima condição para o mergulho noturno. Abriga muita vida marinha e proporciona excelentes oportunidades para foto-sub.

Ponta Nordeste

Com intensa força de mar e profundidade que varia entre 12 e 24 metros, seu fundo possui formações rochosas com pequenas grutas e paredes com muita vida marinha e aparições de tartarugas.

Fenda

O local possui formações criadas pela grande força do mar com profundidade que vai dos 8 aos 16 metros de profundidade. Atenção apara a presença constante de correnteza. É possível observar grandes peixes de passagem.

Ilha dos Capões

Esta ilha de pequeno porte oferece mergulhos mais profundos, apresentando uma excelente opção para mergulhadores mais experientes, onde são vistas grandes tocas, pontas de laje e fauna rica.

A junção entre o fundo de areia e as rochas apresenta a uma profundidade de 18 a 24m. A presença de peixes de passagem nas suas pontas é grande, sobretudo na ponta Norte, onde cardumes de olhetes e até barracudas solitárias são facilmente vistos, além de polvos e lagostas. Deve-se tomar cuidado com a correnteza.

Ilha de Pargos

Apesar de distante é excelente para mergulhadores iniciantes, pois as águas são calmas e a profundidade chega aos 30 metros com fundo de areia e rochas cobertas por corais e gorgônias.

Fora da enseada principal, temos mergulhos mais avançados e vida abundante. Além disso, existe também o naufrágio de um pequeno barco pesqueiro do lado de fora, onde ainda são encontradas algumas partes, como o motor e guinchos.

Enseada Principal (Norte)

Com ausência de correnteza e profundidade que varia entre 8 e 18 metros a enseada é uma ótima opção para mergulhadores do nível básico. No local há a grande quantidade de ermitões.

Laje do Foguete

Com águas claras e profundidade que vai dos 12 aos 18 metros, a lage fica próxima à costa. Sua formação rochosa central lembra um pouco as formações de Abrolhos e possui bastante vida marinha.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pesquisar

+
Pular para a barra de ferramentas