Guarapari

Guarapari – ES

Guarapari fica no estado do Espírito Santo cerca de 51 km da capital Vitória e a 516 km de Belo Horizonte. O balneário é considerado o principal ponto turístico do litoral que além das suas belezas naturais e culinária atrai turistas pelas ótimas opções para a prática do mergulho com alguns naufrágios e as areias monazíticas (descobertas em 1.898) que são conhecidas por serem terapêuticas. Guarapari foi reconhecida como o “local com maior biodiversidade de peixes recifais e algas do Brasil” no XII Congresso Brasileiro de Ictiologia.

Seu nome de origem indígena deriva da junção de Guará (Garça ave – ibis rubra;  nasce branca, torna-se cinza, volta embranquecer, e por fim, a sua coloração é vermelho-carmesim) + Pari ou Parim (Pesqueiro, lugar cercado para apanhar peixe, curral)

Ressaltamos como principais pontos de mergulho:

Ilha da Raposa

Com profundidade que vai dos 6 a 12 metros e águas claras e tranquilas, para chegar ao local é necessário atravessar um pequeno canal. Na ilha são encontrados corais e grandes pedras com que abrigam várias espécies de peixe podendo outrora encontrar tubarões e golfinhos.  Além disso, o local abriga o naufrágio do Cargueiro a vapor Bepo.

Baixa Olho de Boi

Com pequena extensão, a baixa está localizada no caminho para a Ilha Escalvada. Sua profundidade chega até 25 metros e é habitada por espécies pelágicas e bentônicas.

Ilha Escalvada

Por estar um pouco afastada da costa é possível ver em algumas ocasiões arraias jamanta e golfinhos. Considerando a parte da frente da ilha, próximo ao costão, encontram-se corais com uma diversidade de peixes. A profundidade neste local vai dos 8 aos 18 metros. Também é praticado o “Drift Dive”, mergulho a favor da corrente aproveitando a força das águas para realizar um voo submarino à deriva.

 

Baixa do Dentão

Localiza-se entre as Ilhas Rasas e Ilha Escalvada. Pequena extensão e grande concentração de espécies bentônicas. Profundidade local chaga aos 25m.

Ilha Rasa

O local reúne alguns pontos de mergulho e as profundidades variam entre 8 e 25 metros. O fundo possui rochas cobertas com esponjas, anêmonas, vários tipos de corais além de abrigar lagostas, polvos e diversos e peixes de passagem.

Um dos pontos de mergulho é o naufrágio do Veleiro da enseada (embarcação suíça que bateu contra a ilha de fora), que está desmantelado e seus pedaços espalhados pelo fundo. Há também, o cargueiro chamado Guarani que transportava areia monazítica para Vitória e ali naufragou conservando algumas estruturas, abrigando frades e ciliares.

Outro local interessante são os Cânions ou Catedral que são corredores de pedra do boqueirão da Rasa de Fora. Lá se encontra grande diversidade de vida marinha e em suas proximidades o naufrágio do Pesqueiro Mucuri. Segundo a história, em um dia de nevoeiro o mestre não conseguiu ver as Ilhas Rasas e bateu na pedra.

Existe também o Parcel do Boqueirão, considerado uma ilha submersa que abriga uma variedade de espécies. Por estarem afastadas do continente e não oferecendo grande abrigo, estas lajes são menos frequentadas ajudando a conservar o local.

 Baiuana

Com profundidade que chega aos 42 metros, o mergulho nesse lugar é aconselhável para mergulhadores avançados devido ao mar aberto. É possível ver badejos, olhos de boi, enxadas e também caranhas.

 Parreiral de Fora

Seu fundo é formado por muitos buracos e alguns deles permitem a passagem por baixo. Com profundidade que vai dos 18 aos 30 metros, abriga várias espécies de peixes de passagem com grandes cardumes e lagostas.

Três Ilhas

É um pequeno arquipélago formado por três ilhas e inclui ilhotas e pedras que se encontra em Área de Proteção Ambiental (APA). O local é bem abrigado, com profundidade que varia entre 5 a 15 metros e fundo de areia clara e pesada, onde é possível encontrar pedras e corais que abrigam peixes de aquário, cações, polvos, moréias e linguados podendo achar algumas vezes arraias e tartarugas. Essas qualidades são excelentes para batismos, mergulhos noturnos e mergulho de costão.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pesquisar

+